terça-feira, 18 de novembro de 2014

9 personalidades famosas que tiveram sua vida interrompida pela AIDS

A AIDS – ou HIV – é um retrovírus que ataca o nosso sistema imunológico (ou de defesa, se preferir), tornando nosso corpo vulnerável a todo tipo de lesão e infecção, causando mortes bastante dolorosas e lentas, já que a degeneração celular afeta os órgãos e a saúde dos infectados de maneira que lhes tira boa parte da qualidade de vida. Por sorte, o Brasil é um país referência no tratamento contra os sintomas dos já doentes, mas o que mais importa, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, com certeza é a prevenção e o respeito a quem tem a síndrome.
Durante muitos anos associadas a libertinos, drogados e prostitutas, o HIV pode ser contraído de várias outras maneiras – como uma azaradíssima transfusão de sangue infectado. Apesar disso, o preconceito é forte até os dias atuais, e muita gente famosa que “morre misteriosamente” poderia na verdade ter sido levada pela AIDS, apesar de não querer admitir isso publicamente.
Alguns nomes que se cogita estar entre esses são os de Michael Jackson, Brittany Murphy, Heath Ledger, Bob Marley e vários outros, que ficaram doentes e faleceram por razões quase naturais. À parte desses casos polêmicos, trazemos abaixo os mais célebres (e confirmados) homens a morrer pelas cruéis mãos da AIDS:

Isaac Asimov

isaacasimov
Nascido em 1920, na Rússia soviética, migrou para os EUA com sua família quando tinha ainda apenas 3 anos. À medida que foi envelhecendo e se interessando por ficção científica, a mente desse genial autor começou a dar vazão para obras espetaculares, tendo escrito mais de 500 livros e 9 mil contos e cartas, sendo consirado não apenas um dos mais respeitados, mas também mais prolíficos autores do gênero de sua época e até os dias atuais. Inclusive, seu conto “Nightfall” foi votado como o melhor conto de ficção científica de todos os tempos pela Associação Americana de Escritores de Ficção.
Oficialmente, sua morte ocorreu em 1992, por falha dos rins e coração – inclusive, ele já havia tido um infarto em 1977. Apesar disso, 10 anos depois, Jane Asimov, a mulher dele, admitiu que as complicações de seu marido eram advindas da AIDS, que ele contraiu numa transfusão de sangue durante a cirurgia de ponte de safena que fez após um ataque cardíaco. A revelação só veio mais tarde porque os próprios médicos incentivaram a família a manter segredo, temendo represálias da sociede.

Renato Russo

15_14_09_628_file
O querido e célebre poeta e cantor à frente do Legião Urbana morreu aos 36 anos devido à complicações com a AIDS e um estado de saúde já frágil por natureza. Raramente admitia ter a doença em público, e faleceu no ostracismo.

Cazuza

sdsds
Em 1988, lutou contra a AIDS e se expressou na televisão aberta, admitindo ter a doença e se tornando uma referência nacional sobre o assunto. Corajoso, o músico morreu debilitado, aos 32 anos, uma idade tão antecipada. Mesmo em seu filme a história é retratada, mostrando a difícil batalha que o cantor manteve continuando a se apresentar nos palcos, mesmo com a necessidade de usar tubos de oxigênio e cadeiras de rodas.

Caio Fernando Abreu

15_14_10_87_file
O jornalista e escritor descobriu que tinha a condição em 1994 e faleceu dois anos depois, em 1996. Contrariando o estereótipo, Abreu era uma pessoa pacata e não um rockstar ou drogado, provando que pessoas comuns também podem contrair o vírus.

Rock Hudson

600full-rock-hudson
Galã de Hollywood, chocou o mundo ao tornar seu caso público, e morreu com 60 anos, em 1985. Desnecessário enfatizar que, na época em que atuava, esse foi um choque que abalou completamente o status de Hollywood, tanto para o público quanto para os atores e diretores, ainda sem contato algum com a AIDS.


Freddie Mercury

09_31_06_636_file
Icônico cantor do Queen, lutou pela liberdade de expressão dos gays e foi um músico ímpar. Seu caso se tornou um drama para os fãs e seu falecimento, em 1991, foi lamentado no mundo inteiro.

Michel Foucault

15_14_09_679_file
Filósofo francês que gerou muita discussão acerca dos métodos de aprendizado e repetição da sociedade, foi um pensador revolucionário para sua época e se mantém um exemplo do pensamento humanitário. Faleceu aos 58 anos, em 1984.

Magic Johnson

15_14_09_731_file
O jogador de basquete da NBA morreu aos 53 anos, em 1991, e causou muita surpresa no meio esportivo ao trazer sua doença a público. Tornou-se um garoto propaganda do sexo seguro e da camisinha para prevenção contra o HIV.

Wagner Bello

15_14_09_901_file
O ator de “Etevaldo” no Castelo Rá-Tim-Bum, faleceu com apenas 34 anos, durante as gravações do programa, o que deixou muita criança desentendida e você provavelmente só descobriu agora.


Confira aqui também algumas curiosidades sobre outro vírus mortal, o Ebola, e sua assustadora evolução em tempo real.

Como é o interior de uma pirâmide?

Você sabe como é o interior dessa maravilha do mundo antigo?


As pirâmides são construções grandiosas arquitetadas em pedra. Sua sustentação é retangular e possui quatro lados triangulares que afluem em direção ao seu ponto mais alto.
Existe a crença de que as pirâmides do Egito Antigo seriam monumentos funerários, apesar de alguns profissionais especializados defenderem a ideia de que se tratava de sepulcros suntuosos também utilizados como lugar de adoração a Deuses. Com certeza, essa é uma das construções mais intrigantes da história.
As pirâmides foram estruturadas há aproximadamente 2700 anos, do princípio do antigo reinado até o próximo do período ptolomaico referente à família macedônica que reinou no Egito, da morte de Alexandre o Grande, em 323 a.C., até o país virar província romana. Você sabe como é o interior de uma pirâmide?

1. Entrada

28
A entrada original de uma pirâmide está localizada sempre na face norte do monumento. No entanto, após o corpo do faraó ser colocado para ”descansar” dentro pirâmide, a entrada é bloqueada com grandes lajes de pedra.

2. Câmara Subterrânea

23
Esta câmara dentro das grandes pirâmides é considerada um um mistério.
30
As teorias mais aceitas é de que esta sala era construída para enganar os ladrões de tumbas e levá-los para longe da câmara funerária real, os fazendo cair em diversas armadilhas.


3. Câmara da Rainha

27
Esta câmara apesar de ser conhecida como a “câmara da rainha” não abrigava o corpo das esposas de faraós. Geralmente as Rainhas tinham suas próprias pirâmides construídas ao lado da pirâmide do Faraó. Historiadores especulam que esta câmara pode ter sido construída como um espaço para armazenar objetos funerários de Faraós.

4. Grande Galeria

21
Essa galeria servia de passagem para se chegar até a câmara do rei.
22
Nas pirâmides mais exploradas, o teto nesta passagem é quase nove metros de altura.

5.  Câmara do Rei

29
Esta é a parte principal da pirâmide. Tinha como objetivo colher e resguardar o corpo do faraó mumificado e seus objetos de uso pessoal: jóias, utensílios de uso pessoal e outros bens materiais.
24
Há conhecimento da existência de cem pirâmides no Egito, sendo a mais célebre a de Queóps, nome dado em homenagem ao mais rico dos faraós do Egito antigo. Calcula-se que era necessário para construção de pirâmides cerca de 30 mil egípcios trabalhando durante 20 anos, e a cada três meses havia uma troca de homens.





Inventor cria máquina que transforma refrigerante em água potável

A invenção, chamada de “The Real Thing,” foi apresentada durante a Dutch Design Week, a Semana de Design da Holanda

Em muitos países, encontrar uma garrafa de Coca Cola pode ser mais fácil do que encontrar um copo de água potável, para espanto de muitos. Helmut Smits parece ter encontrado uma forma de mudar a história, ao criar uma máquina capaz de transformar refrigerante em água potável.
A invenção, chamada de “The Real Thing,” foi apresentada durante a Dutch Design Week, a Semana de Design da Holanda.
coca-cola-agua5
Helmut teve a ideia de criar a máquina em 2006, mas precisou da ajuda de Martien Wündermann, da Universidade de Amsterdam, para finalmente coloca-la em prática. A invenção inovadora ferve o refrigerante, condensando o vapor criado e adicionando sais minerais para tornar a água recomendável para o consumo.
coca-cola-agua1
De acordo com alguns estudos, para produzir 1 litro de refrigerante, são gastos 9 litros de água potável, que, de acordo com o responsável pela máquina, é considerado algo absurdo, sendo este um dos fatores que o motivaram a seguir com o projeto.
coca-cola-agua6
O homem não pretende vender as máquinas e muito menos criar atrito com a multinacionais. Para ele, a novidade é uma forma encontrada para fazer as pessoas refletirem sobre o mundo e o que estão consumindo dentro de seus copos.
Alucinante! Confira 7 fatos que você não sabe sobre cogumelos alucinógenos

A Psilocibina é um dos ingredientes ativos nos cogumelos psicodélicos, tem sido utilizada há anos pelos povos indígenas das Américas; em fato, os Astecas chamaram esses cogumelos de teonanacatl, ou “carne dos deuses”. Aqui estão 7 fatos sobre esses cogumelos alucinógenos que vão te surpreender:

1. Personalidade

90
Apenas uma dose forte de cogumelos alucinógenos pode alterar a personalidade de uma pessoa por mais de um ano e, talvez, permanentemente.

2.  Psilocibina

Psilocybe mushrooms
A psilocibina é o composto dos “cogumelos mágicos” que provoca alucinações e sensação de transcendência, demonstraram uma personalidade mais “aberta” após a sua experiência, um efeito que persistiu por pelo menos 14 meses.

3. História

Os cogumelos são usados há milhares de anos como alucinógenos. O grau de alucinação e de efeito dos cogumelos depende do organismo de cada pessoa. Não causa dependência e nem síndrome de abstinência.

4. Tratamento do Transtorno Obessivo-Compulsivo

92
Um estudo da Universidade do Arizona está explorando o tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, com a psilocibina. Os resultados preliminares parecem promissores, com alguns pacientes ficando livres dos sintomas por dias seguindo-se ao tratamento. Um paciente ficou sem sintomas por quase 6 meses. Nenhum tratamento foi encontrado para aliviar os sintomas de TOC rapidamente como a psilocibina.

5. Variedade

96
São mais de 180 espécies utilizadas há pelo menos 3000 anos na cultura dos povos do México Asteca-Náhuatl.

6. Redução da Ansiedade

95
O Dr. Stephen Ross da  NYU Psilocybin Cancer Project estudou a psicoterapia assistida com psilocibina como um método de tratamento para pacientes que estão sofrendo de sensações de ansiedade e depressão como resultado de um diagnóstico de câncer terminal/em estado avançado.

7. Ressurgimento de Memórias Reprimidas

94

Em alguns casos, a ingestão de psilocibina permitiu que certos indivíduos retomassem memórias emocionais suprimidas. A Fundação Beckley, em colaboração com o especialistas em Ressonâncias Magnéticas, Dr. Karl Friston, estarão estudando indivíduos que ingeriram psilocibina para determinar se e como a psilocibina possibilita essas memórias virem à tona.



Créditos - fatos desconhecidos

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tritão Animal

Tritão
Um Notophthalmus viridescens exibindo coloração aposemática para avisar os predadores sobre a sua pele altamente tóxica.


Tritão é o nome comum dado a anfíbios pertencentes à subfamília Pleurodelinae(família Salamandridae). A característica comum a todas as espécies de tritão é a sua permanência prolongada em pontos de água doce durante a época de reprodução. Esta pode durar vários meses por ano, dependendo da espécie em questão.
Os tritões são todos os membros da família Salamandridae excluindo as "verdadeiras" salamandras: os géneros SalamandraChioglossaMertensiella,Lyciasalamandra e Salamandrina.
Estão presentes em toda a EuropaÁsiaAmérica do Norte e norte de África. EmPortugal podem ser encontradas as duas espécies de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus e T. pygmaeus), o tritão-ibérico (Lissotriton boscai), o tritão-palmado(Lissotriton helveticus) e a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl).


Créditos : http://pt.wikipedia.org/wiki/Trit%C3%A3o_(anf%C3%ADbio)

A Lampreia

As lampreias são ciclóstomos de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. A boca está transformada numa ventosa circular com o própriodiâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento.1
As lampreias são classificadas no clade Hyperoartia, dentro do filo Chordata, por oposição aos Gnathostomata, que incluem os animais com maxilas. Todas as espécies conhecidas são agrupadas na classe Petromyzontida ouCephalaspidomorphi, na ordem Petromyzontiformes e na famíliaPetromyzontidae. Ver também.2
Algumas espécies de lampreias têm um número de cromossomas que é recordeentre os cordados, chegando a 174. A larva ammocoetes tem um tamanho máximo de 10 cm, enquanto que os adultos podem ultrapassar 120 cm.


Créditos : http://pt.wikipedia.org/wiki/Lampreia 

As Diferenças da rã da perereca e do sapo

qual-a-diferenca-entre-sapo-ra-e-perereca

Embora muita gente faça confusão, esses três animais saltitantes possuem muitas diferenças entre si, tanto na morfologia quanto no comportamento e na classificação zoológica. Em comum eles têm o fato de serem classificados como anuros, o nome dado aos anfíbios que não têm rabo. "Os sapos, em geral, pertencem à família dos bufonídeos, embora existam espécies distribuídas por outras famílias de anuros", diz o zoólogo Célio Fernando Haddad, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP). Eles preferem viver em terra firme e só procuram ambientes aquáticos quando vão se reproduzir. No Brasil, uma das espécies mais comuns é o sapo-cururu (Bufo marinus). As rãs são as mais habilidosas entre esses três tipos de anuros. Elas conseguem dar saltos de até 1,5 metro de comprimento e 70 centímetros de altura. "A família dos ranídeos é a mais numerosa, embora no Brasil ocorra uma única espécie dessa família (Rana palmipes). As demais rãs brasileiras pertencem à outra família, a dos leptodactylídeos", diz Célio. As pererecas, como os sapos, também não gostam de lagoas. Elas costumam viver em árvores e pertencem a várias famílias. A mais extensa é a dos hylídeos, da qual fazem parte a perereca-da-europa (Hyla arborea) e a minúscula grass frog ("perereca da grama"), que mede só 1,75 centímetro.
Das lagoas à terra firmeA melhor maneira de distingui-los é pelo hábitat de cada um
PERERECA
Hábitat: muito encontrada em galhos de árvores
Tamanho: menos de 10 centímetros
Número de espécies: mais de 700
Em geral, a perereca é menor que um sapo ou uma rã e tem como característica os olhos esbugalhados, deslocados para fora. Suas pernas finas e longas permitem grandes saltos - algumas alcançam a marca de 2 metros de distância! As pontas dos dedos da perereca possuem um tipo de ventosa, que ajuda a subir nas árvores
SAPO
Hábitat: prefere viver em terra firme
Tamanho: de 2 a 25 centímetros
Número de espécies: cerca de 300
Tem aparência estranha, pele rugosa e cheia de verrugas. Suas pernas curtas fazem com que dê pulos limitados e desajeitados. Graças a glândulas na região dorsal, o sapo libera veneno que pode irritar nossos olhos e as mucosas. Mas a peçonha só pode ser expelida se o animal sofrer uma pressão externa, como ser pisado
Hábitat: mora principalmente em lagoas
Tamanho: de 9,8 milímetros a 30 centímetros
Número de espécies: mais de 4 mil
Se o sapo assusta pelo veneno, a rã é considerada um prato sofisticado em muitos países. Ela tem a pele lisa e brilhante. Suas pernas são longas e correspondem a mais da metade do tamanho do animal. As patas traseiras podem ser dotadas de membranas que ajudam a rã a nadar

Algumas Doenças Causadas Pelo Fungos ...

Reino Fungi

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

Os Fungos e sua Importância

Ecológica
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associaçõesmutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.

Fungos apodrecendo o morango.
 
Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o grupos dos organismos decompositores, de grande importância ecológica. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.
Apesar desse aspecto positivo da decomposição, os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construções de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem.

A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, é uma parasitose provocada por fungo; as pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas, como a da soja, ilustrada a seguir, são devidas ao ataque por fungos.
      
Folha da soja com sintomas da ferrugem asiática.

Em muitos casos os fungos parasitas das plantas possuem hifas especializadas - haustórios - que penetram nas células do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal. Das células da planta captam açúcares para a sua alimentação.
Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando asmicorrizas (mico= fungo; rizas = raízes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita para viver.

Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente são o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramínias em geral.
As micorrizas são muito freqüentes também em plantas típicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no território brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importânte de adaptação, melhorando as condições de nutrição da planta.
Certos grupos de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados líquens. Estes serão discutidos posteriormente.

Econômica
Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam afermentação.
Camembert
 
Destes últimos, alguns são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. Nesses processos, o fungo utilizado pertence à espécie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o açucar em álcool etílico e CO(fermentação alcoólica), na ausência de O2. Na presença de  Orealizam a respiração. Eles são, por isso, chamados de anaeróbios facultativos.
Na fabricação de bebidas alcoólicas o importante é o álcool produzido na fermentação, enquanto, na preparação do pão, é o CO2. Neste último caso, o COque vai sendo formado se acumula no interior da massa, originando pequenas bolhas que tornam o pão poroso e mais leve.
   
Roquefort
 
O aprisionamento do CO2 na massa só é possível devido ao alto teor de glúten na farinha de trigo, que dá a "liga" do pão. Pães feitos com farinhas pobres em glúten não crescem tanto quanto os feitos com farinha rica em glúten.
Imediatamente antes de ser assado, o teor alcoólico do pão chega a 0,5%; ao assar, esse álcool evapora, dando ao pão um aroma agradável.
Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.

Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella e da espécie Agaricus brunnescens, o popular cogumelo ou champignon, uma das mais amplamente cultivadas no mundo.

Morchella
 
Agaricus

Doenças Causadas por Fungos
Micose em couro cabeludo
 

As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo.
São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta).
As micoses podem afetar também as mucosas como a da boca. É o caso so sapinho, muito comum em crianças. Essa doença se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa.
Existem, também, fungos que parasitam o interior do organismo, como é o caso do fungo causador da histoplasmose, doença grave que ataca os pulmões.

Reino Monera

Reino Monera

O reino monera é formado por bactériascianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros ( 1µm = 0,001 mm).
As bactérias (do grego bakteria: 'bastão') são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
Exemplos da importância das bactérias:
  • na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente;
  • agentes que provocam doença no homem;
  • em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;
  • no ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
  • em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.

Estrutura das Bactérias
Bactérias são microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacterianas contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, umamolécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano.
A região ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleóide. Externamente à membrana plasmática existe uma parede celular (membrana esquelética, de composição química específica de bactérias).
É comum existirem plasmídios - moléculas de DNA não ligada ao cromossomo bacteriano - espalhados pelo hialoplasma. Plasmídios costumam conter genes para resistência a antibióticos.

 

Algumas espécies de bactérias possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula. É o caso dos pneumococos (bactérias causadoras de pneumonia). Descobriu-se que a periculosidade dessas bactérias reside na cápsula em um experimento, ratos infectados com pneumococo sem cápsula tiveram a doença porém não morreram, enquanto pneumococos capsulados causaram pneumonia letal.
A parede da célula bacteriana, também conhecida como membrana esquelética, reveste externamente a membrana plasmática, e é constituída de uma substância química exclusiva das bactérias conhecida comomureína (ácido n-acetil murâmico).

Você Sabia Que O Seu Cão Pode Ler Sua Mente?

Não é a toa que os cães são considerados os melhores amigos do homem. Eles costumam ser leais, amigáveis, protetores quando necesário e, além de tudo, conseguem ainda ler alguns pensamentos de seus donos. Bom… pelo menos é isso que indicam estudos recentes sobre cachorros de estimação.
Abaixo, na lista que preparamos, você vai conhecer 5 técnicas que vão muito além dos truques comuns ensinados, como deitar e sentar (Conheça Truques Simples Para Adestrar o Seu Cão ); usadas pelos cães para entender seus donos e serem eficientes, pelo menos na medida do possível. 


Veja No : http://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-maneiras-incriveis-usadas-pelos-caes-para-ler-sua-mente/